No último domingo, 17 de janeiro, vivemos um momento histórico para a saúde pública do país. O governo do estado de São Paulo deu início ao Plano Estadual de Imunização contra a COVID-19.
No ato, profissionais da saúde receberam as primeiras doses da vacina. Dentre eles estava Cristiano Francisco dos Santos, representando todos os profissionais do HRC que durante os últimos meses estiveram na linha de frente do enfrentamento a pandemia.
Enfermeiro da UTI Adulto e colaborador do HRC há 13 anos, Cristiano fala do sentimento de ter participado desse momento: Além de ser profissional da saúde, atuando na linha de frente, também fui vítima da COVID-19. Senti o medo e assisti o sofrimento da minha família frente ao desconhecido.
Ao ser honrado com a vacina, ser a quarta pessoa no Brasil vacinada, senti-me presenteado, a encarnação da esperança para a nossa nação e claro, mais seguro e confiante para continuar na batalha pela vida.
Mariana Bataline, coordenadora do SCIH, fala da importância desse momento: A vacina é a grande vitória do SUS em meio a pandemia. Imunizar nossos colaboradores é garantir a armadura tão necessária para uma equipe de guerreiros que tem dado o sangue e enfrentado tantas batalhas nos últimos meses. Protegidos vamos vencer essa guerra! Viva o SUS!
É motivo de muito orgulho para o HRC estar fazendo parte desse capítulo tão importante e desafiador da história do país e do mundo.