Nada é tão bom que não possa melhorar, com certeza você já deve ter ouvido essa frase em algum momento da vida, afinal, vivemos em um mundo de constantes mudanças e quando conquistamos um objetivo sempre surge um novo a se superar.
Podemos chamar essa busca por resultados cada vez melhores de melhoria contínua, que é uma prática adotada pelo HRC para estimular um desenvolvimento cíclico e sem fim. Afinal, sempre há novas oportunidades para serem identificadas e colocadas em prática.
Dentro dessa perspectiva, chegou o momento em que muitos no HRC já almejavam, o início do projeto de certificação da Joint Commission Internacional.
Antes de realizar a avaliação de acreditação propriamente dita, temos que passar por algumas etapas de treinamento e consultoria com a equipe da JCI para adequarmos nossos processos dentro dos padrões do manual comenta Claudia Ceribelli Coutinho, gerente da qualidade e segurança.
A primeira etapa desse projeto aconteceu durante o período de 3 a 7 d julho, os grupos de facilitadores do HRC participaram de diversos treinamentos sobre os capítulos do manual de acreditação e o por avaliações simuladas em alguns setores.
É um modelo de avaliação bem dinâmico, deu para observar que os avaliadores querem visualizar os nossos processos na prática. Isso me deixou com um pequeno frio na barriga e um gostinho de desafio no ar, temos muitas oportunidades de melhorias ainda para aplicar no setor porém me sinto preparada para a próxima etapa, comenta Josineide, enfermeira da ala F.
Após a avaliação educativa, o HRC ainda terá mais dois dias de consultoria com os educadores da JCI e depois, na última semana de agosto, a avaliação diagnóstica.
Esta avaliação tem como objetivo traçar um diagnóstico da instituição, evidenciando nossas pontuações em cada área de desempenho de acordo com o manual de acreditação da JCI e elaborar um plano de ação. Por isso, realizem ela como se fosse a avaliação final para que possamos realmente ver aonde estão nossos pontos fortes e fracos, reforça Claudia, gerente da qualidade e segurança.